Esta importante ferramenta do marketing destinada a governança de um mandato (ou construção dele) ou as eleições se faz muito importante para qualquer político nos dias atuais. Ainda mais com a acirrada movimentação política que estamos vivendo, obter estratégias de trabalho com ações planejadas provavelmente vai definir, com mais êxito, o seu momento atual ou futuro político.
O dito marketing político tem as suas aplicações entre político (manutenção do mandato ou de quem já o constrói ao longo do tempo) e o marketing eleitoral (aquele que é aplicado sazonalmente no período das eleições). Os dois são necessários para qualquer político, mas devem ser aplicados em momentos distintos.
O Marketing Político é uma estratégia à longo prazo e que trabalha o Branding (marca) do político. Ou seja, foca na pessoas e nas suas ações para utilizar como uma persona potencial ao seu eleitorado e fortalecer em ações futuras (período eleitoral) e até reduzir custos nas futuras eleições.
A aplicação bem realizada desta importante ferramenta que é o marketing político pode resultar numa construção importante da sua marca pessoal, aumentar as áreas de influência, conquistar novos apoios, mobilizar mais influenciadores, e verbalizar o seu discurso. Construindo a sua credibilidade, e reduzindo barreiras com não eleitores e se fortalecendo com opositores.
Já o Marketing Eleitoral tem um foco exclusivo para o período das eleições. É uma estratégia a curto prazo e com objetivo definido, baseado em métricas que conseguem ser melhores analisadas e mensuradas. Como premissa é realizar a vitória do candidato. O marketing eleitoral tende a ter uma efetividade e utilização bem constante, até pelo uso das diversas ferramentas e técnicas de comunicação, como redes sociais, criação de material publicitário, planejamento de campanha, entre outros.
Não podemos deixar de falar do potencial enorme que a internet faz no marketing político ou eleitoral. As possibilidades de encurtar a relação com o eleitor através de estratégias nas redes sociais, o monitoramento de dados com softwares, a comunicação mais barata e efetiva atraves de e-mail marketing, sms, Whatsapp, Messenger, entre outros programas de mensagens, a construção de conteúdo relevante com credibilidade através da criação de site e blogs, aplicativos, jogos entre outras ferramentas possíveis de interação com o seu mandato ou na sua eleição.
De toda forma, acreditamos que você já pôde compreender a importância do Marketing Político ou do Marketing Eleitoral na sua vida enquanto político. E agora sabe exatamente quem pode realizar com uma experiência de um time com mais de 40 anos e diversas eleições conquistadas e mandatos construídos, a sua vitória.
Confira alguns benefícios do Marketing Político
Equipe profissional e experiente dedicada a desenvolver o melhor trabalho com o melhor custo benefício.
Quem trabalha profissionalmente reduz custos, erros e gastos errados. O nível de assertividade aumenta consideravelmente.
Todas as ações (político ou eleitoral) são definidas através de um planejamento estratégico montado em conjunto para reduzirmos as falhas.
Confira as perguntas mais frequentes sobre Marketing Político